DRE o que é para que serve

Além de ser fundamental para um bom desempenho, o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) é um documento obrigatório no mundo dos negócios, o que inclui o franchising. A ferramenta é fundamental para que o empresário possa analisar a saúde financeira de seu empreendimento em um período mensal e, também, anual. Por isso, é importante que as franqueadoras possam fornecer o suporte necessário ao franqueado na hora de elaborar este documento. Para entender melhor o que é e para que serve o DRE, leia este texto até o final.

O que é o DRE

Sem planejamento e organização, dificilmente os franqueados terão êxito em seus negócios. E para que o empreendimento tenha sucesso, o Demonstrativo do Resultado do Exercício é um documento imprescindível. Ele permite que a análise financeira da unidade franqueada seja feita de uma maneira ampla, comparando as despesas com os resultados das vendas. E é com esse levantamento que o franqueado pode analisar efetivamente os resultados que tem obtido.

No documento, que pode ser definido como um relatório, são registradas todas as despesas existentes para que a franquia opere, como impostos, tributos e outras despesas fixas e variáveis. Além disso, toda a receita também é incluída, o que permite a comparação para saber se o negócio está sendo rentável.

Quando se fala em franchising, o DRE obrigatoriamente precisa ser apresentado todos os meses. Isso porque é com base neste documento que não apenas o franqueado terá noção da real situação da unidade, mas a franqueadora também e, com isso, poderá ajudar no planejamento de estratégias caso seja preciso.

LEIA TAMBÉM: Repasse de franquia: quais são as vantagens de comprar uma loja em operação?

Como funciona o DRE em franquias

A elaboração do Demonstrativo do Resultado do Exercício não pode ser feita de uma maneira genérica, porque ele dependerá do setor em que será utilizado e das características de cada negócio. 

Para que franqueado e franqueador possam atuar em conjunto – com foco nos bons resultados – o documento deverá ser analisado de maneira que eles possam entender de onde vêm todas as despesas, mas também o que está dando lucro para aquela unidade. Com resultados palpáveis, é possível trabalhar com estratégias que trarão mais sucesso ao empreendimento.

Com base no que for apresentado no DRE, os empresários podem concluir que é preciso, por exemplo, remanejar alguns gastos. E, sabendo exatamente como as finanças estão funcionando, também é possível se planejar para o futuro e ser cauteloso com a operação para que não tenham surpresas e despesas indesejadas.

Análises

Para compreender os números que estão sendo apresentados no DRE, é possível que os franqueados e franqueadores utilizem dois métodos de análise. Veja quais são:

Análise Vertical: aqui cada despesa e custo são analisados de maneira individual para saber como cada um impactou nos resultados da unidade. Nela, é possível verificar se os percentuais mensais se mantêm de acordo com o que foi planejado e identificar aonde estão os possíveis riscos para o negócio.

Análise Horizontal: neste método, os custos e despesas também são analisados, mas confrontando de maneira proporcional com um possível aumento ou diminuição das receitas de vendas. Com esses dados, também são monitorados a produtividade e rentabilidade da franquia.

Elaboração do DRE

Para que o documento seja elaborado, algumas informações são indispensáveis. São elas:

– Custo do produto;

– Deduções de vendas;

– Receita operacional bruta;

– Despesas com vendas, despesas operacionais e financeiras;

– Outras receitas, como por exemplo, eventuais vendas de equipamentos que não são mais usados.

O DRE no processo de seleção do franqueado

A Novoa Prado Advogados preza pela transparência nos processos de seleção de franqueados. Iniciar o relacionamento entre o franqueado e a franqueadora de forma clara é o primeiro passo para que o negócio tenha mais chances de prosperar. Nesse contexto, apresentar ao candidato à franquia um DRE real, que traga exemplos concretos dos gastos e receitas de unidade franqueada, será imprescindível para que ele entenda o potencial do negócio.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *